terça-feira, setembro 12, 2006

Hoje, ou melhor, ontem eu finalmente resolvi investigar por que raios minha pálpebra treme. Vocês sabem, o Google não foi muito esclarecedor e a minha carteirinha da UNIMED já chegou. Então, por que não procurar um médico de verdade?

E lá fui eu ao oftalmologista mais uma vez. Não, gente, não é o louco das caixinhas Tetra Pak. Eu estou de volta a Goiânia, esqueceram? Pois é, voltei ao meu oftalmo de sempre - calado e completamente desinteressado pela minha profissão. Eu sei, ele parece chato, mas vocês não têm noção de quanto me diverte tentar adivinhar qual vai ser a cor do cabelo dele da próxima vez que eu voltar lá. Nunca vou me esquecer do dia em que eu entrei no consultório e me deparei com aquela cabeleira louro-ana-maria-braga. E o dia em que estava levemente azul? Mas hoje ele não quis brincar: castanho.

Cheguei e expliquei rapidamente o problema. Ele disse que não era nada, que era normal. Eu insisti, falei da freqüência, que parou, que voltou...

- Isso nada mais é que um sintoma de stress...
- Stress?!?
- É - físico, mental ou emocional.

Como assim, stress? Eu devo ter mesmo o stress estampado na cara, porque todos os médicos de todas as especialidades me vêm sempre com esse diagnóstico. Lembram da perda de voz? Stress. E os pesadelos? Stress. Aquela curuba na pele? Stress! E nenhum deles fez um exame sequer. Olharam pra minha cara e acharam que ia colar. Simples assim.

- Doutor, eu, definitivamente, não sofro de stress...
- Ah, você se acostumou, nem percebe mais.
- Mas eu não faço nada da minha vida!
- ...
- Nada!!!
- ... - rindo da minha cara.
- ...
- Olha, está aqui a receita com o seu novo grau. Isso aqui é uma receita com três remedinhos: um anti-inflamatório, um colírio lubrificante e um restaurador do impulso nervoso. Vai ajudar.

Pronto, as coisas não faziam mais sentido. Por que três remédios se eu não tinha nada além de stress?! Louco de tudo...

Fui lá comprar o remédio, né? Qualquer coisa pra tirar esse grilo de cima do meu olho.

- Oi! Você vê pra mim o preço desses remédios aqui?
- Esse aqui é R$ 8,00... O colírio está em falta... E esse último é R$ 38,00.
- Esse que ele pediu duas caixas?
- É...
- ...
- É dor muscular?
- Não, é a minha pálpebra que não pára de tremer.
- Uhm...
- ...?
- Ah, acho que ajuda, né? Acho que tem a ver sim...

Ai, céus, R$ 84,00 por um problema que, teoricamente, não existe.

Eu vou tentar. Se não der certo, eu vou bater à porta de um neurologista qualquer. Ah, eu vou. Aguardem notícias.