quarta-feira, julho 26, 2006

Eu sei que é infantil, mas eu detesto ir ao médico. Pra vocês terem noção, enrolei durante meses a minha revisão no oftalmologista. Só que a dor-de-cabeça superou a aversão e eu resolvi agir como gente grande. Marquei a consulta, peguei a minha mãe e lá fui eu.

Como eu ainda não era paciente da clínica, eu fiz o cadastro, claro.

- Nome?
- Priscila.
- Profissão?
- Est... Engenheira química!

Ah, gente, tá que eu não faço nada da minha vida, mas o bendito diploma de pele de cordeiro tem que servir, pelo menos, pra eu ter o que dizer nessas horas.

Depois de alguns exames, chegou a hora de conhecer o médico. Simpático. Simpaticíssimo, pra falar a verdade, facilitou bastante o processo. Nossa, que legal, engenheira química! Conversa de médico simpático, pensei comigo.

Aí ele me fez sentar naquela cadeira, testar mais lentes que qualquer outro médico que eu tenha conhecido, disse que eu estava ótima, gastou uns minutos preenchendo a minha ficha e, muito inesperadamente, voltou ao assunto que, pra mim, já estava enterrado.

- Então, quer dizer que você é engenheira química?
- Pois é!
- Que legal, eu acho que você é a pessoa certa pra me ajudar!

E, durante a breve pausa que ele fez, eu fiquei pensando em como os meus conhecimentos (pff!) ajudariam o tio, um oftalmologista. Talvez alguma coisa relacionada aos materiais usados na confecção de lentes e armações. Ou seria algo na área de Bioengenharia?

- Eu preciso de uma cola pra PVC! Sabe a caixinha da Tetra Pak? Pois é, eu estou desenvolvendo um forro de baixo custo e, como você deve saber, a caixinha da Tetra Pak tem quatro camadas...

E, quanto mais ele falava, mais confusa eu ficava. Forro? Tetra Pak? Oftalmologia? Eu fiz aquela cara de quem estava entendendo tuuudo e deixei o homem falar.

- ...nem é preciso usar tinta! Você sabia que, além de pegarem fogo muito facilmente, as tintas liberam toxinas que matam mais pessoas durante incêndios que o próprio fogo? Pois é, mais uma vantagem do meu forro. A base é cimento branco, não precisa pintar. Eu fiz o teste de chama por duas horas e os resultados foram ótimos!

Gente, caiu a ficha. Aquela pessoa estava falando de construção civil!!! E a única coisa que falta pra invencionice dele funcionar é uma cola que mantenha as caixinhas Tetra Pak unidas!

- ...e eu já testei todas as colas pra PVC disponíveis no mercado, nenhuma funcionou!

E quando eu já me apavorava, imaginando que ele fosse pedir que eu desenvolvesse a tal cola...

- Que fabricantes você me indica?

Tá, eu viajei, mas juro que fiquei aliviada. Eu só tinha que dar sugestões. E vocês acham que eu fui útil? Até parece. Ele já tinha pensado em tudo que eu recomendei, da 3M até os departamentos de pesquisa em polímeros espalhados por aí... Bom, eu tentei.

Agora, a pergunta que não quer calar: que mundo é esse, em que o meu oftalmologista sabe mais de Engenharia que eu?

Me-do.