sexta-feira, outubro 01, 2004

Lo Schiavo - Domingo x Quinta

Definitivamente, eu não sou uma pessoa que ouve música. Eu sinto música. Adorei a récita de domingo de Lo Schiavo, mas ela não me comoveu. Ontem foi simplesmente impossível conter as lágrimas. A diferença? Localização. Desta vez, eu estava na quinta fileira da platéia. O impacto do coro e da orquestra é quase um tapa. Sen-sa-ci-o-nal! O fato de não ter feito tanto calor quanto no domigo também ajudou. Quem é que se emociona enquanto derrete?

A proximidade do palco me permitiu reconhecer os amigos todos no coro. Muito, muito, muito divertido! Ah, pude também ver direito o rosto dos solistas. Cheguei a me perguntar se dois deles eram os mesmos de domingo. Como são diferentes de perto!

Tecnicamente falando, gostei muito do coro nas duas apresentações. Até aconteceram falhas de entrada e afinação, mas foram poucas. A OSMC me pareceu melhor ontem, embora tenha ofuscado tenores e sopranos em alguns momentos. A Rosana Lamosa (Condessa de Boissy), que me fascinou no domingo, foi derrubada pela orquestra em todas as notas graves. Mas quem precisa dos graves com aqueles agudos? Ela continua sendo a minha favorita. Opinião de leiga.

Bom, vocês sabem, a diversão não depende somente do espetáculo. Os acompanhantes são fundamentais. E os dois dias foram ótimos nesse aspecto. No domingo, o Felipe cumpriu a promessa do começo do ano (um fofo!) e foi ao teatro comigo. Tão interessante perceber que a gente observa coisas bem diferentes! Benigna, Paulo e Soninha também estavam lá pra tornar a minha noite ainda melhor. Na quinta, encontrei o Filipe, que eu adooooooro. Com ele, o Daniel (ou Danier, ou Nier) - muito gente fina. Ganhei até uma carona (folgada).

Claro, ao fim da ópera, a gente foi cumprimentar as estrelas. Solistas? Não, não, não - o Zíper! Índios, músicos, bailarinos e intrusos por todos os camarins. Felicidade, definitivamente. Por que foi mesmo que eu não participei? Quem sabe na próxima.


Eiko Senda (Illara)